Home / Cultura / Temporada de gigantes: presença de orcas em Arraial do Cabo

Temporada de gigantes: presença de orcas em Arraial do Cabo

O mar de Arraial do Cabo é feito de azuis intensos, correntes frias e histórias que vêm das profundezas. De junho a setembro, esse cenário se transforma em rota para alguns dos maiores e mais fascinantes habitantes do planeta: as baleias. E, de vez em quando, os encontros surpreendem até os mais experientes pesquisadores.

Na sexta-feira (2), dois machos adultos de orca (Orcinus orca) foram avistados em plena atividade de caça nas águas de Arraial. O registro foi feito por uma equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da UFRJ (ECoMAR-UFRJ), que há 15 anos estuda a presença de cetáceos na Região dos Lagos.

Os pesquisadores utilizam uma balestra para coletar material para a biópsia. O instrumento é uma espécie de arma adaptada, parecida com uma besta, que lança um dardo especialmente projetado para retirar um pequeno fragmento da pele ou gordura de animais marinhos sem causar danos graves.

O Laboratório ECoMAR, com apoio do CNPq e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), monitora espécies de baleias e golfinhos, investigando quais delas utilizam a região e por quê. As orcas, por exemplo, costumam visitar esse trecho do litoral em busca de alimento. Aqui, encontram peixes em cardumes, raias e até outros mamíferos marinhos.

Muito interessante, né? Nossa cidade é um verdadeiro campo vivo de ciência, conservação e descobertas, e a Prefeitura apoia os projetos de pesquisa por meio da Funtec Ambiental.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *